domingo, 13 de junho de 2010

Conheça um pouco do histórico


O PSOL foi criado em junho de 2004 a partir da união de diversos militantes sociais, sindicalistas, trabalhadores rurais e estudantes descontentes com a política do PT e do governo Lula. Teve como suas primeiras lideranças os parlamentares chamados de radicais (Heloísa Helena, Babá, Luciana Genro e João Fontes), expulsos do PT em 2003; militantes que romperam com o PSTU; importantes intelectuais como: Marcelo Badaró, Francisco de Oliveira, Ricardo Antunes, entre outros; juntamente com lideranças sindicais e estudantis. Uniram-se a eles, outros parlamentares e lideranças históricas como: Ivan Valente, Chico Alencar, Raul Marcelo, Carlos Gianazzi, Marcelo Freixo, Maninha, João Alfredo e Plínio de Arruda Sampaio.


No Paraná, o PSOL foi fundado em 2004 por um pequeno grupo de militantes, oriundos do PT em Curitiba, e que logo teve sua expansão para o interior do estado. Em 2006, apresentou apresentou como candidato a governador do estado o servidor público Luiz Felipe Bergmann, em aliança com o PCB e PSTU, consolidando a Frente de Esquerda no estado.

No ano de 2008, apresentou candidatos a prefeito em importantes cidades do estado, tendo destaque nas campanhas de Bruno Meirinho em Curitiba, Professor Aílson em Paranavaí, Luiz Piva em Almirante Tamandaré, João Luiz em Ponta Grossa, Professor Ivanildo em Cascavel e Maicon Palagano em Marechal Candido Rondon.

Em Maringá tivemos tivemos Claudemir Romancini como candidato a prefeito.


O PSOL tem em seu programa a defesa da transformação da sociedade capitalista em uma sociedade socialista! Para isso, entendemos ser fundamental o apoio e incentivo a luta dos trabalhadores, em movimento sociais, em sindicatos, em movimentos populares na luta por moradia, pela reforma agrária, contra opressões, entre outras.

Em 2010, apresentamos o nome do companheiro Plínio de Arruda Sampaio como candidato a presidente da república como uma alternativa socialista ao processo, bem como a serviço da construção da unidade da classe trabalhadora no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário