quarta-feira, 28 de julho de 2010

Saúde - Resgatar a Esperança


Propostas do PSOL publicadas em resumo no jornal O Estado do Paraná, de domingo (25.07.2010)

Resgatar a esperança numa saúde pública, gratuita, de qualidade e para todos
A doença e o sofrimento das pessoas não podem ser tratados como mercadoria e fonte de lucro para planos de saúde, clínicas, laboratórios, hospitais particulares e especuladores. O PSOL defende o fortalecimento do SUS, para que todos tenham acesso à saúde pública, integral, gratuita e de qualidade.
A saúde pública no Paraná é precária. O estado presta alguns serviços básicos e terceiriza os de média e alta complexidade, dando lucro para empresas privadas e deixando muitas pessoas sem tratamento. Para mudar essa realidade, apontamos quatro principais eixos de ação:

1. Prevenção. Investimentos com saneamento básico, condições saudáveis e humanas de trabalho e de moradia, campanhas de prevenção e alimentação agroecológica.

2. Gestão e Financiamento. A política dos governos tem sido hipócrita. Corta verbas para a saúde e enxuga o quadro de servidores, provocando a crise no sistema. Em seguida, privatiza serviços de saúde. Defendemos o fim das privatizações e das terceirizações dos trabalhadores da saúde. O PSOL não admite a transferência da gestão para as mãos do setor privado, como as Organizações Sociais e Fundações Estatais, com repasse de pessoal, instalações e recursos públicos, como vem ocorrendo.
O SUS representa uma conquista dos movimentos sociais. Porém, para que os recursos para financiamento da saúde sejam providos, é necessária a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.

3. Modelo de Atenção. Pretendemos acabar com as filas para atendimento e exames. Contratar servidores em número suficiente, com jornada de 30 horas semanais. Criar serviços especializados para as vítimas de acidente de trabalho. Desenvolver políticas específicas para a mulher, o idoso, a saúde mental, os agravos provocados pela violência, a compra de medicamentos.

4. Participação e Controle Social. O controle social deve ser reforçado, como garantia de prestação de bons serviços e de impedir as fraudes.

Autor: Luiz Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário