sábado, 21 de agosto de 2010

A Copa do Mundo do Mercado: União Europeia na zona de rebaixamento.

por Yuri Campagnaro em http://fatossaoteimosos.blogspot.com/

Não, a crise econômica não tirou férias para acompanhar a Copa do Mundo Fifa. Na Grécia, ela continua forte: o país cumpriu todas as metas impostas pelo FMI, inclusive antes do prazo, para que receba da entidade o troféu dourado de 9 bilhões de Euros (emprestados, é claro). Essas metas são pouco anunciadas até mesmo na internet, mas consistem em corte de salários de funcionários públicos, fim de vários benefícios, aumento na taxação em cigarros, bebidas alcoólicas e combustível, além de drástica redução nas despesas em obras públicas.

Esse mesmo país, que não tinha muitas esperanças com sua seleção na Copa do Mundo, sentiu uma contração em sua economia na ordem de 3,5% no segundo trimestre do ano, em comparação do mesmo período do ano anterior, e de 1,5% em relação ao primeiro trimestre de 2010.

Esse campeonato não se resume apenas ao time grego, os demais países da União Europeia também estão nessa zona de rebaixamento, com índices de estancamento econômico, retrocesso ou desenvolvimento frágil, apresentando aumento nos índices de desemprego: a taxa de desemprego da juventude do bloco econômico aumentou, entre 2008 e 2009, 6%, alcançando 17,7%, o maior índice desde 1991.

Em Portugal, o PIB cresceu apenas 0,2% no segundo trimestre do ano, números apenas melhores que Grécia (cujo PIB caiu 1,5%), Hungria (que terminou em 0%) e Letônia (cujo PIB cresceu insignificante 0,1%).

Do outro lado do mundo, nem mesmo o bom desempenho do Japão na Copa ajudou a economia do país, que apresentou um crescimento no PIB de ridículos 0,4% em relação ao mesmo período no ano passado e de 0,1% em relação ao trimestre anterior, fazendo com que a bolsa de Tóquio desvalorizasse 0,61%. A defesa da União Europeia, que já não anda bem, não resistiu incólume a esses maus ventos orientais. A inflação da zona do euro chegou em 2,1%.

Saindo da liga dos campeões e indo até a Concacaf, os EUA não trazem notícias animadoras para sua torcida: além de sua seleção chegar apenas a 12º lugar, o país apresentou índice de desemprego em 9,5%, prejudicando as bolsas do mundo todo. Também apresentou a maior procura de seguro desemprego, que aumentou de 2 mil para 484 mil na semana deste último dia 9 de agosto. A oferta de trabalho na esfera privada foi a que mais retrocedeu.

Mas por que se preocupar com esses países, se o Brasil é penta campeão? No país do futebol, o PIB tem crescido entre 5 e 6%, o desemprego atinge reduzidos 7%, vamos fazer olimpíadas e Copa do Mundo. A boa fase do país no cenário econômico e, consequentemente, político mundial nos faz esquecer a regra fundamental do mercado financeiro internacional: tudo não passa de um jogo. Acontece que apenas depois de perdê-lo é que se percebe o tamanho da brincadeira.

A Copa do Mundo Fifa é um jogo fora e dentro dos campos de futebol. A Federação, verdadeira máfia dos chamados cartolas, consegue extorquir governos para realizar a Copa dentro de seus territórios. De um lado, o país constrói estádios, aeroportos, metrôs, reforma a infraestrutura das cidades, realiza uma “higienização” fascista das periferias, varrendo os pobres (e nunca a pobreza) das ruas, deixa que em torno dos estádios a jurisdição seja da Fifa, que fica com a exclusividade da venda de produtos oficiais, dos hotéis, dos restaurantes e realiza nesses arredores um gueto em que se proíbe a circulação de não-consumidores e, por obrigação, de não-moradores da área. E de outro lado, a burguesia nacional, os grandes empresários, forram os bolsos de dinheiro.

Assim como no futebol, em que uma grande contratação pode acabar com as finanças de um clube, o mesmo ocorre na economia. O Brasil, que vai no embalo de pequenas vitórias geopolíticas circunstanciais, entra no jogo capitalista pra valer. E nesse campeonato, uns ganham, mas muitos perdem.




Referências:

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/08/10/mantega-ve-pib-potencial-do-brasil-entre-5-0-6-0-917366228.asp

http://br.noticias.yahoo.com/s/06082010/40/economia-indice-desemprego-dos-eua-se.html

http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/copa-mundo-2010-classificacao-final.htm

http://economia.estadao.com.br/noticias/not_31359.htm

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/08/11/jovens-de-paises-ricos-tiveram-mais-dificuldade-para-encontrar-emprego-917373527.asp

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=439037

Nenhum comentário:

Postar um comentário