sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Debate PSOL Maringá sobre urbanismo e movimento popular




Debate sobre "cidades excludentes" em Maringá


Nesta quinta, 23-09, o PSOL-Maringá promoveu o debate "Cidades Excludentes", com a participação da professora Ana Lúcia Rodrigues, do Observatório das Metrópoles, que falou sobre Maringá e do advogado popular Bruno Meirinho, militante do PSOL e candidato a deputado federal, que falou sobre Curitiba e região metropolitana.


Ana Lúcia, que é professora do Departamento de Ciências Sociais da UEM, expôs os conceitos fundamentais de sua tese de doutorado ("A Pobreza Mora do Lado") e mostrou como foi construída a cidade de Maringá, já promovendo desde o começo a exclusão dos mais pobres para cidades da periferia, como Sarandi.


Bruno Meirinho expôs o acúmulo político que o PSOL constrói em Curitiba desde a campanha a prefeitura em 2008. Em sua fala, mostrou como Curitiba construiu um planejamento que jogou os mais pobres para áreas da periferia ou da região metropolitana. Trouxe também índices muito interessantes, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Curitiba e das cidades da região.


Estiveram presentes militantes do PSOL na cidade e região, candidatos a deputado federal (Crevelin do Torno Móvel) e estadual (Bernardo Pilotto) e convidados. Marcaram presença também Valmor Venturini, candidato do PSOL ao Senado, Avanílson Araújo, candidato a governador pelo PSTU e Claudio Timossi, candidato do PSTU ao Senado.


Para Renata Moraes, do diretório municipal do PSOL-Maringá, o evento foi bastante positivo, pois deu o pontapé para um estudo sobre a cidade que com certeza poderá ajudar na intervenção do partido nas lutas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário