segunda-feira, 16 de agosto de 2010

25a Romaria da Terra, mais um ano de luta



Aconteceu no domingo, dia 15 de agosto, no município de Adrianópolis, a 25a Romaria da Terra, organizada pela Comissão Pastoral da Terra.

Cerca de três mil trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade estiveram presentes para confraternizar e celebrar a luta pela terra.

A Romaria deste ano, com o tema “Quilombo: Resistência de um Povo, Território e Vida”, foi convocada pela memória de Zumbi dos Palmares e de todos os que tombaram na defesa dos territórios.

O direito dos quilombolas pela legislação brasileira é recente. A partir das lutas das comunidades rurais e urbanas negras e do movimento negro, a Constituição Federal de 1988 assegurou a esse segmento da sociedade brasileira o direito à propriedade de suas terras.

Porém, na prática, o que seria um direito dessas populações é reiteradamente negado. Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas. A situação dessas comunidades demonstra-se fragilizada, pois são atingidas por ações externas que não levam em consideração a dignidade, o respeito a toda forma de vida. Dentre estas ações podemos citar: latifúndio, monoculturas, construção de hidroelétricas, o que tem alcançado dimensões político-sociais, ambientais, educativas e culturais.

Além disso, o silêncio a respeito da história negra no nosso Estado contribui para o abandono desses povos que, de maneira geral, não têm acesso a Políticas Públicas: saúde, educação, transporte, estradas, saneamento básico, iluminação pública, cultura, entre outras, que possibilitem melhor qualidade de vida.

Tudo isso ameaça a identidade, a autonomia, o modo de organização do trabalho e condições de permanências em seus locais de origem. Só no Paraná registra-se a presença de aproximadamente 80 comunidades remanescentes de quilombo, sendo que dentre estas apenas 35 estão certificadas pela Fundação Palmares, com as demais ainda à mercê da ineficiência do Estado e das políticas públicas não implementadas.

No município de Adrianópolis existem 13 comunidades quilombolas, sendo oito reconhecidas e nenhuma ainda titulada. Adrianópolis está entre os municípios com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, situação da grande maioria dos municípios da região do Vale da Ribeira.

O PSOL esteve presente em mais essa Romaria com inúmeros militantes, parte dos quais ajudando na organização do evento desde a véspera.

Os militantes da CPT e demais militantes que não mediram esforços para que a Romaria acontecesse são dignos de nossa especial saudação.



PSOL/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário