terça-feira, 3 de agosto de 2010

Campanha em Arapongas, a pauta: a luta dos caminhoneiros!


Ontem, dia 02 de setembro, nossos candidatos estiveram: Bernardo Pilotto (deputado estadual), Crevelin do Torno-Móvel (deputado federal)e o cabo Nonato (deputado estadual) na cidade de Arapongas. Essa pequena cidade, localizada próxima a Londrina, é conhecida como capital do móvel do sul do Brasil, pelo seu grande centro indústrial nesse setor.

Quem os recebeu na cidade foi Jaqueline, estudante de Direito da PUC-Londrina e de Serviço Social da FECEA (Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana). Além de cursar duas faculdades, Jaqueline é ainda militante das pastorais sociais da Igreja Católica, em especial da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e faz parte do Centro Acadêmico dos estudantes de Serviço Social da FECEA.

Jaqueline os levou na ACAA - Associação dos Caminhoneiros Autônomos de Arapongas - onde puderam conversar com membros da diretoria. Na pauta, a dura situação de trabalho dos caminhoneiros, que tem de cumprir altas jornadas de trabalho, com metas quase impossíveis de cumprir, tem seus direitos trabalhistas descumpridos, pagam altos preços nos pedágios.

Os companheiros da ACAA relataram também o engodo do programa “Pró-Caminhoneiro” do governo Lula, que tem fornecido créditos para compra dos caminhões, mas apenas para os “grandes” do setor, visto que os caminhoneiros autônomos enfrentam longas dificuldades burocráticas para conseguir seu crédito.

Debateram também a necessidade de criar um movimento dos caminhoneiros em busca dos seus direitos, que apesar de serem importantíssimos para a economia nacional são tratados de maneira precária.

Saíram de lá com o compromisso de voltarem para auxiliar esses trabalhadores a darem seguimento em suas lutas, e com certeza que a campanha segue no rumo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário