quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia nacional da saúde: temos pouca coisas a comemorar!


Hoje, 05 de agosto, é o Dia Nacional da Saúde. Mas, infelizmente, temos pouca coisa a comemorar! Mesmo no ano de 2010 e com a economia crescendo em 9% no último trimestre, os usuários da saúde pública no Brasil ainda convivem com filas de até 5 anos, falta de profissionais e maus tratos. Por outro lado, os trabalhadores sofrem com altas jornadas de trabalho, assédio moral e baixos salários.

Mas não deveria ser assim, visto que o SUS - Sistema Único de Saúde garante o direito a saúde para todos, que deve ser garantido pelo Estado. Pelo SUS, a saúde também deve ser gratuita e o atendimento deve ser integral e os usuários tem direito a participar da gestão através dos conselhos de saúde. O SUS foi uma conquista da mobilização e união do povo brasileiro, que nos anos 1980 quis um sistema de saúde que não discriminasse ninguém e que atendesse a todos com qualidade.

Para o PSOL- Partido Socialismo e Liberdade, o SUS deve ser defendido e ampliado. Também entendemos que a saúde deve ser vista de maneira global: não pode haver saúde se há trabalho escravo, se há jornadas de trabalho acima das 40h semanais, se falta saneamento básico, se não há educação de verdade. Para o PSOL, só haverá saúde quando superarmos esta sociedade que busca o lucro acima de tudo.

Por conta disso, o PSOL chama a todos e todas a lutarem para que o sistema de saúde seja verdadeiramente público, de acesso universal e com tratamento integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário