segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Guarituba aê!


Poema do militante do PSOL em Curitiba - Yuri Campagnaro, sobre um bairro ne Piraquara, cidade da região metropolitana de Curitiba, onde os moradores vivem há muitos anos em situação de risco, desalojados e insatisfeitos com as promessas não cumpridas de prefeitos, governadores e governo federal.



Sarcófago dourado me prometem.
Barraco de madeira compensada
Esmaltado de joias e tesouros.
Boias da Louis Vitton em meio a forte
Borrasca para o errante despojado.
Eis o que me prometem, não importa
A força do meu grito que alto ecoa.
Quando de vãs sofismas estafado
Assentei fundações em meio a mato
Deserto, então mil brutos me impediram.
Eles contra duzentos tão famintos.
Despojados, sem medo nos lançamos
Noutro pátio a deitar casa, pressionando
Para tentar obter nosso direito.
Da afronta me afiançam ledo prêmio:
Sarcófago dourado, sapê pintado
De prata e boia célebre em naufrágio.
Digo não às promessas demagógicas,
Às falsas propagandas que engrinaldam
A verdade. Nos resta só lutar.
Bem lembro quando disse a amiga Zilma:
“As pessoas estão muito cansadas
No abrigo eram setenta quando viemos,
As famílias são hoje trinta, só”.
História parecida que se conta
Qual de Gideão tropa se topava
Com os medianitas, em maior estes,
E dos céus atendendo ordem suprema,
Ordena aos seus que os tímidos se evadam
E que os sorventes d'água ajoelhados
Com eles partam. Restam uns trezentos.
Cercando Madiã, cada guerreiro
Munido de trombeta e tocha em riste
Afugentaram todos os imigos.
Tal, foram pra calçada os moradores,
Dezessete famílias das setenta.
Mas vitória há de vir, eu te asseguro.
A mesma fé que multiplica o pão,
Aumenta a causa, a luta, e a mensagem.
Antes trezentos que têm fé do que
Trinta mil que se encolhem da labuta.
Vamos lá! Construir o movimento
O movimento popular! A fé,
E não a teoria é o que nos move.
Guarituba aê! Eia Guarituba!
Estamos a fazer e acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário